Enquadramentos de “Janela acesa”: o cinema na escrita de Carlos de Oliveira

Autores

  • Angela Sarmento

Palavras-chave:

Carlos de Oliveira, poesia e cinema, enquadramento, ‘travelling’

Resumo

“Janela acesa” (1964) é o título de um texto publicado em O Aprendiz de Feiticeiro (1971), de Carlos de Oliveira, que tomo como matriz para uma abordagem do cinema na obra do escritor. Seguindo o contrato de leitura aí apresentado, privilegio uma análise estilística e intersemiótica. Proponho-me mostrar como mecanismos da linguagem verbal actualizam processos cinematográficos, e como essa imbricação serve de enquadramento para a escrita de um percurso perceptivo e onto-gnoseológico em crescente mutação.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Como Citar

Sarmento, A. (2009). Enquadramentos de “Janela acesa”: o cinema na escrita de Carlos de Oliveira. Cadernos De Literatura Comparada, (21). Obtido de https://ilc-cadernos.com/index.php/cadernos/article/view/181

Edição

Secção

Artigos