“Escrever com a luz” as migrações humanas: Sebastião Salgado, entre estética e ética
Palavras-chave:
Sebastião Salgado, Êxodos, projecto fotográfico, chiaroscuro, estética/éticaResumo
O álbum Êxodos, publicado em 2000 por Sebastião Salgado, resultante das suas múltiplas incursões fotográficas ao longo de mais de seis anos, consubstancia todo um projecto em torno de algumas das migrações em massa que redesenharam a carta demográfica do mundo, na passagem do século XX para o século XXI. Através de uma leitura que convoca a análise do discurso fotográfico e do(s) discurso(s) narrativo(s) implícitos em Êxodos , bem como a sua articulação com outros meios de difusão e de intervenção social da arte, próprios à era da sua reproductibilidade e mercantilização, procuro mostrar por que o trabalho fotográfico de Sebastião Salgado se tornou simultaneamente famoso e controverso, trazendo para isso à colação algumas questões de cariz estético e ético, suscitadas por este processo de representação e exposição dos “desterrados ”.