“Making-of” de si mesmo: documentário como tema e princípio formal de As Mulheres do Meu Pai, de José Eduardo Agualusa

Palavras-chave: Romance angolano, cinema documentário, making-of, ficção contemporânea

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a presença e importância de conceitos e conteúdos ligados ao cinema para a construção do romance As Mulheres do Meu Pai, do autor angolano José Eduardo Agualusa. O próprio texto do romance informa que o projeto inicial do escritor era o roteiro para um filme. Além disso, a protagonista é uma documentarista que, ao longo do enredo, produz um filme sobre seu suposto pai biológico. Por fim, a obra possui uma estrutura reflexiva que remete ao tipo de documentário conhecido como making-of, pois comenta e justifica elementos da sua própria constituição como obra literária.

Como Citar
Souza, D. (2019). “Making-of” de si mesmo: documentário como tema e princípio formal de As Mulheres do Meu Pai, de José Eduardo Agualusa. Cadernos De Literatura Comparada, (41), 331-353. Obtido de https://ilc-cadernos.com/index.php/cadernos/article/view/569
Secção
Artigos