Surrealismo e Intermedialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21747/21832242/litcomp49apr

Palavras-chave:

Surrealismo, Intermedialidade

Resumo

O espírito experimental, intermedial, muitas vezes iconoclasta e irredutivelmente múltiplo deste movimento exige o cruzamento de muitas disciplinas, linguagens, ancoragens – dos estudos literários à história da arte, da filosofia à antropologia. Que legados nos deixou o surrealismo? Que continuidades se delineiam, numa renovação aberta e cíclica do movimento? Enquanto prática artística e meio de pesquisa, de que forma o surrealismo continua a reverberar nas artes de hoje? Qual o seu potencial vanguardista na formação literária e artística das novas gerações, como utopia de reinvenção do mundo?
Pensando o notável extravasamento de fronteiras promovido pelos artistas surrealistas, a sua (re)interpretação crítica do mundo, a pluralidade de ressonâncias que produziu nos últimos cem anos e continua a produzir nos dias de hoje, este número dos Cadernos de Literatura Comparada inclui diversas abordagens e perspectivas.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Joaquim, A. C., Eiras, P., & Dias, S. G. (2023). Surrealismo e Intermedialidade. Cadernos De Literatura Comparada, (49), 7–9. https://doi.org/10.21747/21832242/litcomp49apr

Edição

Secção

Apresentação