Sobre a Revista

A revista Cadernos de Literatura Comparada é organizada pelo Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, unidade I&D financiada pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia [UIDB/00500/2020 | UIDP/00500/2020].

 

Políticas de Secção

Artigos
- Submissões abertas
- Indexado
- Revisto por pares

Editorial
- Submissões abertas
- Indexado

Recensão
- Submissões abertas
- Indexado

VARIA
- Submissões abertas
- Indexado

Número Completo
- Submissões abertas
- Indexado

 

Processo de Revisão por Pares
A publicação de artigos nos Cadernos de Literatura Comparada está sujeita a avaliação prévia, em regime de anonimato, por 2 avaliadores (double blind review); no caso de um parecer ser favorável e outro negativo, o texto será enviado a um terceiro revisor. 

De forma a garantir o anonimato do processo de revisão, a identificação da autoria do artigo tem que ser totalmente removida do arquivo e da opção 'propriedades' no word. Deve ainda ser retirada qualquer outra informação que remeta para a autoria do artigo, nomeadamente as referências a trabalhos anteriores do/a(s) autor/a(es). Neste caso, o(s) nome(s) do/a(s) autor/a(es) citado(s) no corpo do artigo devem ser substituídos por AUTOR e a respetiva referência removida.

Os avaliadores poderão aceitar as propostas de colaboração, recusá-las ou sugerir alterações para viabilizar a publicação. Apenas os textos aceites são publicados.

Todos os avaliadores que participam no processo de revisão de um volume são mencionados na plataforma da revista.

Todos os avaliadores devem declarar ausência de conflito de interesses e o compromisso de avaliação anónima do artigo.

Uma vez aceites pelos revisores, as submissões poderão ainda sofrer uma seleção final pela Direção da revista e/ou pela comissão organizadora do volume, quando o número de artigos aprovados for significativamente superior à média de ensaios publicados/número.

A avaliação dos artigos submetidos considerará, de acordo com a ficha de avaliação da revista:

- ajuste às normas de publicação da revista;
- adequação do tema do artigo ao dossier temático do número da revista ou, no caso de tema livre, ao âmbito de estudos da revista (secção VARIA);
- originalidade e interesse do estudo;
- rigor científico e enquadramento teórico;
- pertinência da metodologia crítica;
- relevância e atualidade do suporte bibliográfico;
- clareza e qualidade da redação (incluindo o resumo e palavras-chave em língua estrangeira);
- consistência argumentativa.

Os pareceres deverão incluir uma recomendação em relação a possível publicação, entre as seguintes: publicar sem quaisquer modificações; publicar com pequenas modificações; publicar com modificações significativas; o artigo não apresenta condições para publicação.
As sugestões de melhoria de qualidade científica do artigo estarão descritas no parecer, que será enviado ao autor, sob anonimato.

Após a receção dos pareceres, o autor terá um período, a indicar pela Comissão Organizadora de cada número da revista, para devolver o artigo com as recomendações da avaliação, sob pena de não ser publicado. O autor deverá sinalizar as alterações realizadas de acordo com as recomendações dos revisores.

Uma revisão final dos textos será realizada pela Revista para verificação de aspetos formais e de eventuais gralhas, de modo a manter a qualidade da apresentação e redação.

 

Política de acesso livre
A revista Cadernos de Literatura Comparada é de acesso livre, seguindo a Política Nacional da Ciência Aberta promovida pelo Governo e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As normas definidas pela Política de Acesso Aberto da FCT são aplicáveis a todas as publicações dos investigadores sujeitas a revisão por pares.

Não cobradas taxas de envio/submissão, processamento e /ou publicação dos textos aprovados.

 

Política de direitos de autoria


Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Cadernos de Literatura Comparada o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.

Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na revista Cadernos de Literatura Comparada em repositórios institucionais ou outras plataformas de promoção e disseminação de trabalhos académicos.