Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • A revista aceita para publicação artigos redigidos em português, espanhol ou galego, francês, inglês.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 10MB)
  • O texto segue as normas de estilo da revista, incluindo a indicação das referências bibliográficas, descritas em Instruções para Autores, em Sobre a Revista.
  • Os artigos propostos para a secção Temática da revista devem estar de acordo com o tema indicado na Chamada de Artigos para publicação, indicada na secção Notícias da revista. Para a secção Vária, os temas dos artigos são livres, mas correlacionados com as áreas científicas da revista.
  • As recensões devem reportar-se a obras literárias, artísticas ou teórico-críticas dentro do âmbito temático da publicação, que tenham sido publicadas, no máximo, nos últimos doze meses, à data de publicação na revista.
  • Em caso de submissão a uma secção com revisão por pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.

Instruções para Autores

Apresentação de originais

1. Todos os originais serão apresentados na sua versão definitiva, em páginas A4, numeradas, com margem laterais de 2,5 cm, superior e inferior de 3 cm, a espaço e meio, corpo 12 Calibri.

2. O título do original deverá estar centrado, em Negrito, 14 Calibri.

3. O nome do autor (em Negrito) e a instituição são apresentados à esquerda.

4. Todos os textos deverão ser acompanhados de título, resumo e de palavras-chave em duas línguas (na língua do artigo e em inglês), bem como de uma nota biobibliográfica do autor (cca. 10 linhas).

5. Os artigos não devem exceder 25 páginas, incluindo as notas e a bibliografia (num total de 60.000 caracteres, sem espaços).

6. Os textos publicados são da responsabilidade dos respectivos autores.

7. os artigos devem ser submetidos para o email: cadernos.peerreview@gmail.com, indicando a secção a que pertence:

- dossier temático (em resposta à chamada para artigos que esteja online)

- dossier VARIA

 

Títulos

No texto, o título das publicações será grafado em itálico, e o dos artigos, colocado entre aspas.

 

Citações

1. As citações em língua estrangeira poderão ser seguidas da respectiva tradução, entre parênteses rectos.

2. As citações até 3 linhas devem ser incorporadas no texto, entre aspas. Utilizar a seguinte sinalização: “...”; e no caso de aspas dentro de aspas: “... ‘...’ ...”.

3. As citações mais longas serão recolhidas, em 10 Calibri, sem aspas, alinhadas à esquerda pela indentação de parágrafo do texto (1,25 cm).

4. As interpolações serão identificadas por meio de parênteses rectos [ ] e as omissões assinaladas por reticências dentro dos parênteses [...].

5. O algarismo que remete para a nota deverá ser colocado depois do sinal de pontuação.

6. As remissões serão assinaladas pelas expressões latinas supra, infra, em itálico e por extenso.

 

Epígrafes

As epígrafes, em itálico e em 10 Calibri, devem incluir o nome do autor.

 

Notas

As notas deverão ser em 10 Calibri e surgirão no final do texto, com a numeração seguida. Caso excedam 3 linhas, as citações dentro das notas deverão ser destacadas em 9 Calibri.

 

Referências bibliográficas

As referências bibliográficas serão sempre feitas no corpo do texto.

Exemplos:

Um só autor: (Lourenço 1987: 25).

Dois autores: (Deleuze/Guattari 1980).

Três ou mais autores: (Buescu et alii 2001).

Citação indirecta: (apud Mitchell 1994: 273).

Obra repetidamente citada: (idem: 10), ou (ibidem) no caso de ser citada a mesma obra na mesma página.

 

Bibliografia

1. Será incluída no final, em 10 Calibri, com o título "Bibliografia", a lista completa, por ordem alfabética de apelidos de autores, das obras referidas no texto.

2. A partir da segunda entrada do mesmo autor deverá usar-se dois hífens em lugar do nome e, caso a obra seja do mesmo ano, acrescentar-se-ão à data as letras a, b, etc.

3. Deverá indicar-se a editora e a edição consultadas. Quando for relevante, a data da primeira edição deverá ser indicada no fim da referência, entre parênteses rectos, o mesmo acontecendo com qualquer outra informação adicional. No caso das traduções, será mencionado o nome do tradutor.

 

Exemplos:

 

Livros

Helder, Herberto (2009), Ofício Cantante. Poesia completa. Lisboa, Assírio & Alvim.

Lourenço, Eduardo (1987), Tempo e Poesia. Lisboa, Relógio d’Água [1974].

Whitman, Walt (1992), Canto de Mim Mesmo. Edição bilingue, tradução de José Agostinho Baptista, Lisboa, Assírio & Alvim.

 

Livros com dois autores

Deleuze, Gilles / Félix Guattari (1980), Mille Plateaux. Paris, Les Editions de Minuit.

 

Livros com três ou mais autores

Buescu, Helena / João Ferreira Duarte / Manuel Gusmão (orgs.) (2001), Floresta Encantada. Novos Caminhos de Literatura Comparada. Lisboa, Dom Quixote.

 

Vários livros do mesmo autor

Derrida, Jacques (1998), Demeure. Maurice Blanchot. Paris, Galilée.

-- (2004) Morada. Maurice Blanchot. Tradução de Silvina Rodrigues Lopes, Lisboa, Vendaval.

 

Capítulo num livro colectivo

Bhabha, Homi K. (2007), “Ética e estética do globalismo: uma perspectiva pós-colonial”, in A Urgência da Teoria. Lisboa, Tinta da China: 21-44.

 

Artigos em revistas

Martins, Fernando Cabral (2010), “Sobre o primeiro Mário Cesariny”, Relâmpago, nº 26, Fundação Luís Miguel Nava: 99-109.

Quignard, Pascal (2003), “Intimum”, Sigila, nº 12, Gris-France: 9-13.

 

Referências webográficas

As referências webográficas serão grafadas de forma similar às bibliográficas, acrescentando no final o endereço electrónico entre os sinais menor do que e maior do que < >, seguidas da data do último acesso entre parênteses ( ).

Exemplos:

Página Web

O’Reilly, Tim (2005), “What is Web 2.0”, <http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html> (último acesso em 22/06/2012).

Artigo em revista electrónica:

Hasse, Fee-Alexander (2011), “Your Story is Told, Your Issue is Handled: The Myth of Social Activity Corporate Storytelling in English-Speaking Business Communication in the Age of Technically Mediated Orality”, Prisma, n.º 16, <http://revistas.ua.pt/ index.php/prismacom/article/view/1315> (último acesso em 22/06/2012).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.